Ilhas Nusa: as 3 vizinhas lindas de Bali

20.09.2017

As Ilhas "Nusa" foram, sem sombra de dúvida, mais um momento encantador da minha trip. São três ilhas (Lembongan, Ceningan, Penida) de uma beleza incrível que ficam há 30 minutos a leste de Bali. Elas na realidade são parte de Bali, sendo uma ótima opção para quem quer fugir um pouco do turismo agitado da vizinha super famosa. Já tinha viajado para Nusa Lembongan e Ceningam, em 2016 nas minhas férias, mas desta vez consegui explorar um pouco mais nos 4 dias que fiquei por lá. Tempo suficiente para quem quiser aproveitar este pedacinho do paraíso! :) Penida é a maior e a mais intocada, onde você vai encontrar uma beleza natural sem explicação, mas também com bem menos estrutura. Dirigir de moto por lá é uma aventura e tanto, dependendo do local que você quer visitar. Lembongan é a que tem mais estrutura e onde é possível encontrar várias opções de acomodação, restaurantes, lojas e  bares. Pude perceber que ela mudou, em apenas um ano, e espero que não perca muito do charme com o constante crescimento do turismo. Ceningam é a menor delas, ainda bem rústica mas com paisagens incríveis. Vi muitos novos bares e construções em andamento por lá. Lembongan e Ceningan são conectadas pela famosa "yellow bridge" (que teve um acidente triste em 2016, mas agora a ponte está refeita e, pelo que reparei, com uma construção mais forte). Já para chegar a Penida, é preciso pegar um barco local, e fica há menos de 10 minutos de qualquer uma das ilhas menores.
Bom, mas falando um pouco de como fui parar em Nusa e porque foram tão especiais os dias por lá. Tudo começou em Canggu com o Universo conspirando mais uma vez a favor dos viajantes :). Lá eu conheci a Frenny (minha amiga top viajante da Holanda) e era a segunda vez que eu retornava a Bali Beats Guesthouse. Naquele momento eu estava partindo para Gili Air (na ilha de Lombok), onde ia encontrar amigos queridos que conheci na Ilha de Flores, e ela partindo para Uluwatu (uma praia no sul de Bali). Poucos dias depois, fiquei feliz em receber uma mensagem dela perguntando por onde eu andava e que queria me encontrar. Comentei que meu próximo destino eram as Ilhas Nusa e ela decidiu ir pra lá também. Perfeito! Eu amei, porque viajar acompanhada de amigos é sempre uma vibe muito melhor. Após meus dias em Gili Air, nos encontramos no Bali Beats novamente, onde eu voltava pela terceira vez  e já considerava minha casa em Bali! :). Durante nossa conversa, ela contou que ia fazer uma aventura de moto pela Ilha de Lombok após nossa trip para Nusa. Acabei não me animando muito porque não dirigia moto, mas fiquei com aquela idéia na cabeça e com muita vontade de ir. De qualquer forma, eu poderia acompanhá-la na carona da bike. Fiquei pensando na proposta!
No dia seguinte, seguimos para Sanur, o pier em Bali de onde partem os barcos para Nusa Lembongam (..e eu ainda pensando sobre Lombok! hehe). Eu tinha um bilhete ida/volta para Bali->Nusa, mas no caminho para o pier meu espírito aventureiro falou mais alto e decidi que iria me juntar a Frenny em Lombok. Quando chegamos troquei meu bilhete para "somente ida" e fiquei super entusiasmada com minha decisão. Algo me dizia que ia ser demais!
Depois de alguns atrasos (normal para os barcos em Bali e nas ilhas vizinhas! hehe), partimos para Nusa. Chegando lá, pudemos assistir o magnífico e famoso sunset de Nusa Lembongan, diretamente da beira da praia, na frente da Blue Corner Guesthouse onde nos hospedamos e a qual tinha uma vibe sensacional com guarda-sol e os "bean bags" coloridos na areia (que eu particularmente adoro!). Todos os dias que estivemos por lá fomos presenteadas com um maravilhoso pôr do sol e um céu com cores diferentes (até mesmo um "pink sky!"). Lindo de ver o sol indo dormir, a maré mudando e os surfistas curtindo as ondas grandes bem longe da costa. Se tem algo que eu curto na Indonésia, são as ondas bem distantes da costa, acho incrível!

 

Segundo dia começou com café da manhã de frente para o mar (amo!), depois alugamos motorbikes e partimos animadas para explorar Lembongan e Ceningan. A Sarah (amiga alemã da Frenny) tinha chegado e se juntou a nossa aventura. A melhor maneira de conhecer as ilhas é de moto porque não existem carros (exceto Penida). Fica a dica!
Como as três ilhas são parte de Bali, consequentemente, também são hindus, o que explica os muitos templos que se misturam ao verde das matas, ao cenário das praias e a vida simples dos locais. O passeio de moto foi muito numa vibe de curtir. Sendo assim, íamos parando quando dava vontade :). Primeira parada foi no view point de Lembongan, onde se tem uma vista privilegiada da Ilha. Estava um pouco nublado, mas não tirou o encanto do lugar que sempre merece uma parada. Continuamos em frente e logo paramos para almoçar num "warung" (que significa restaurante na língua local) com uma vista mágica para a Ilha Nusa Ceningan. Durante o almoço fiquei ali sentada, conversando com as meninas, e foi inevitável aflorar mais uma vez os pensamentos de agradecimento na minha mente. Um privilégio grande estar ali, naquele lugar tão bonito, comendo um nasi goreng delícia de frutos do mar (prato típico), tomando uma cerveja bintang radler bem gelada, conversando com as novas amigas de viagem e de frente para um mar absurdamente azul ...Para completar, o sol resolveu aparecer durante o almoço e deixou a água ainda mais colorida (Mais uma vez obrigada!). Existem vários restaurantes nesta estradinha que costeia Lembongan até chegar na Yellow bridge, então para os que forem para ilha, é só escolher um deles, pedir um nasi goreng e curtir a vista. Não tem erro! :) Continuamos nossa jornada, atravessando a ponte para Ceningan em direção a Blue Lagoon, Secret Beach e os cliffs com vista para Penida. Quando chegamos nos cliffs fiquei extasiada com a paisagem nativa em Penida, a vista era demais, puro verde e não se via nada de hotéis, pessoas e movimento do outro lado. Fiquei curiosa pelo lugar! Ficamos ali curtindo um pouco os balanços, tirando fotos e depois ainda rodamos todo lado norte da ilha! Nesta parte você se depara, basicamente, com estradinhas estreitas e mata pura! Foi divertidíssimo, porque éramos as únicas rodando por lá e rolou vários vídeos. Adorei!!! No meio de tudo isto, e numa parte mais alta da ilha, surge uma vista bem mais ampla da mesma praia que estávamos na hora do almoço. Simplesmente especial!

 

Voltamos para Lembongam e fizemos, também, todo o norte da ilha. Nesta parte você vai encontrar novamente florestas, mangues, muitooo verde e poucos turistas (uhuu! :)). Detalhe que no momento que atravessamos a ponte de volta e iniciamos o trajeto por Lembongam até a guesthouse, minha amiga Frenny parou a moto e disse "ok, agora você vai dirigir porque aqui é o lugar perfeito para você treinar!". Foi meio inusitado, mas não podia dizer não! Decidi encarar, e foi a melhor coisa que fiz para perder o medo da moto. Depois deste dia foi super fácil, e foi ai que decidi que ia dirigir minha moto em Lombok (mas vou falar mais sobre isto no post de Lombok! hehe). Este passeio vale muito a pena, e se tem uma dica que eu posso reforçar em relação as Ilhas Nusa é: "aluguem uma moto". A experiência vai ser muito mais divertida! O dia acabou, mais uma vez, com um pôr do sol sensacional na frente da guesthouse que transformou o céu num mar cor de rosa. Lindo! Além disto, a vista de Bali a noite, sob a luz da lua, foi mágica!  

 

Terceiro dia acordamos bem cedinho, ao som dos galos, galinhas, pintos e todos os animais rurais que estão por toda parte na Indonésia hehehe. Ah, e nas ilhas muçulmanas a festa matinal dos animais se combina ao som das mesquitas, então para quem tem sono leve como eu, estes eventos também vão ser bem marcantes :). Tomamos café e dirigimos até a Yellow Bridge, onde pegamos o barco local rumo a Nusa Penida. Lá, alugamos uma motinho para explorar a ilha. É impossível conhecer Penida em apenas um dia, pois a ilha é muito grande e com estradas, digamos, bem ruins como mencionei anteriormente. Em função disto, escolhemos alguns lugares e focamos para aproveitar o máximo as horas que estaríamos por lá. Nosso primeiro ponto foi a famosa Kelingking beach, e a estrada até lá foi surpreendentemente boa, nos contagiando com sua vibe pitoresca, as casas simples, as muitas palmeiras, bananeiras e animais pelo caminho. Aqui, como em outras ilhas do país, é comum encontrar animais pelas estradas e, muitas vezes, ter que parar porque uma galinha está atravessando a rua! Kkkk. Durante o trajeto, foram muitos os momentos de "uauuuuu"! Tudo era muito lindo! Quando chegamos na praia, mais uma vez, a Indonésia me surpreendeu. A vista dos cliffs, da praia absurdamente azul turquesa e do penhasco era simplesmente "deslumbrante"...! Não dava para acreditar na beleza do lugar e na cor da água! Incrível! Tem como descer por uma trilha e colocar o pé na areia, mas a trilha é bem pesada e não é possível tomar banho em função das ondas grandes e correnteza forte. Acabamos não descendo mas, de qualquer forma, já estava mega feliz com a vista sensacional lá de cima! Depois fomos até a Broken Beach e Angel's Billabong (uma "infinite pool" natural). Ambas de uma beleza fantástica. Valeu muito a pena encarar a estrada de chão batido e cheia de aventura para chegar lá!

 

Nosso dia terminou com o retorno para o pier, curtindo mais uma vez aquele prazer do vento no rosto e as estradas da ilha, praticamente, só pra gente. Pegamos nosso barco de volta para Nusa Lembongan. Super felizes!
No dia seguinte faríamos o passeio de snorkling e eu estava mega ansiosa para ver as "big mantas" (as arraias!)! Nosso tour passaria por Nusa Penida (Cristal Bay e Manta Point) e outro ponto de snorkling em Nusa Lembongan. Nos pegaram às 8 da manhã em uma moto, o que resultou em 3 pessoas na motoka e sem capacete...ahhhh Indonésia! :) Bom, partimos para o pier e nossa primeira parada foi direto no ponto das Mantas. No caminho já foi possível admirar ainda mais a bela paisagem de Penida com seus cliffs maravilhosos.

Quando chegamos no local para mergulhar, caímos na água mas fiquei desapontada com a quantidade de gente. Não teve como curtir com a galera batendo o pé de pato e disputando lugar para tirar foto com as mantas. Voltei para o barco e conversei com o capitão. Ele gentilmente nos levou para outro local para nadar com as mantas, e foi neste lugar que pude nadar bem pertinho delas! E foi como se fôssemos melhores amigas! Nossa, foi emocionante demais! Um mix de medo e alegria ao mesmo tempo. Uma dança linda na água que me fez ficar um tempão no mar e não me dar conta que todos estavam a minha espera para partir hehehe. Fui a última a subir no barco, mas feliz de ter aproveitado aquele momento mágico e único na vida!

 

Partimos para famosa Cristal Bay e, logo que chegamos, já conseguimos observar os peixes de dentro do barco, naquela água cristalina e maravilhosa. O snorkling foi lindo, colorido, muitossss peixes, muitos corais vivos, muito tudo. Amei e, novamente, fui a última a voltar para o barco! Neste dia lembrei muito da minha amiga Tanya do Canadá, que conheci no barco para o Parque Nacional de Komodo. Ela ama snorkling, e em Flores me fez aprender a observar e curtir mais embaixo d'água. Ela ficava, sempre, horas e horas fazendo snorkling, e saia sempre encantada. Foi bom demais e apenas mais um parênteses, no dia após o tour fui descobrir que várias pessoas já sumiram em Crystal Bay, em função da correnteza forte e de ir para lugares não permitidos. Então fiquem ligados se forem pra lá! A correnteza é forte em vários locais da Indonésia.

 

Nossa última parada foi em Lembongan, onde o capitão nos explicou que a correnteza nos levaria e nos encontraríamos num ponto mais a frente. Este snorkling foi super bonito e, mais uma vez, um mundo a parte que te encanta com uma vida marinha tão diversificada. Você não precisa fazer nenhum esforço, a correnteza faz todo o trabalho pra você! Foi só curtir e não se perder do grupo! No primeiro momento foi bem raso e tinha que cuidar para não bater a barriga nos corais, mas por outro lado, dava para ver tudo bem de perto. Top demais! Cada vez mais apaixonada por snorkling! O dia fechou na praia, na frente da guest house, onde curtimos o sol junto com água calma, clara e quente do mar de Lembongan. Mais tarde, mais um sunset cheio de energia boa!

 

No último dia partimos para Ilha de Lombok, mas preciso ressaltar que as Ilhas Nusa entraram para a lista dos meus lugares favoritos na Indonésia. A beleza natural, as mantas, o snorkling, os cliffs, a água clara, a vibe tranquila, a vida simples, as pessoas e, o fato de ainda não serem "tão turísticas", foram os pontos altos. Eu diria que elas devem ser colocadas como prioridade nos planos de qualquer viajante que esteja pensando em viajar para Bali! No meu caso, foi super especial voltar, ainda mais acompanhada de uma nova amiga tão cheia de energia e alto astral. Tive muita sorte com as pessoas que encontrei no meu caminho, e sempre reforço que elas é que fazem toda a diferença e tornam as experiências muito mais significativas, muito melhores, muito mais tudo!
Decidi terminar este post com uma frase de Aleksandr Solzhenitsyn, que certamente serve de inspiração a cada experiência que vivo e compartilho: "Own only what you can always carry with you, know languages, know countries, know people. Let your memory be your travel bag." (Tradução: Possua apenas aquilo que você consegue carregar consigo mesmo, conheça línguas, conheça países, conheça pessoas. Deixe sua memória ser sua mala de viagem!).

 

Mais que inspirador, concordam? Muito amor pela Indonésia e pelos meus amigos de viagem.

 

Compartilhar
Curtir
Please reload

SOBRE A AUTORA

Olá, meu nome é Grazi Inácio, sou empreendedora, gestora de projetos encantada por projetos sociais, viajante, palestrante, quase escritora :), uma apaixonada por viagens, pelo mundo e pelo poder positivo das conexões entre pessoas. Tenho 41 anos, trabalhei por quase 14 anos em uma multinacional coordenando projetos globais na área de tecnologia e trabalhando com pessoas distribuídas por vários países....

SIGA NAS REDES SOCIAIS:
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social

©2017 FOLLOW ME POR AI. Todos os direitos reservados.

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now