10 dicas muito simples para começar a viajar de forma um pouco mais sustentável!

07.05.2019

Fiz um post há algum tempo no feed do meu instagram falando do quanto a causa de sustentabilidade entrou na minha vida como um grande aprendizado da minha viagem de um ano pelo mundo. Entendo que algo despertou em mim por ter tido a oportunidade de visitar alguns dos países que mais poluem os oceanos (exemplo: Indonésia e Filipinas) e também por ter criado uma conexão muito grande de amor com o mar. 

 

Da pra acreditar que eu não sabia nadar antes do meu sabático? Gratidão pelas viagens que fizeram eu me questionar sobre este medo, pelas aulas de natação que fizeram parte do planejando do meu sabático, por ter superado este medo (uma das minhas grandes conquistas pessoais do meu novo estilo de vida) e, principalmente, por ter me trazido consciência sobre o nosso papel e responsabilidade com o meio ambiente .

 

 

Eu sempre fui apaixonada por viajar, mas o ano de 2017 me trouxe um novo olhar para o mundo e para a "natureza". Comecei a me informar mais, assistir documentários, seguir movimentos ativistas nas redes sociais e rever, na medida do possível, meu estilo de vida....Sou muito grata por isto!

 

Gosto de lembrar que não é preciso viajar para se tornar consciente, esse foi o meu movimento, o que pra mim foi o grande click, onde crie uma consciência muito maior, comecei a rever minhas atitudes, fazer novas escolhas e entrar neste caminho sem volta e maravilhoso do querer fazer algo pelo planeta.

 

Estive em Bali por 3 semanas agora em Abril de 2019 e o que vi por lá me deixou com muito receio do que nos espera no futuro. Uma quantidade enorme de lixo pelas praias e até mesmo no meio do mar (pude ver com meus próprios olhos da janela de um vôo que fiz da ilha de Lombok para Bali). Muitas coisas legais rolando em relação a sustentabilidade, mas infelizmente dá para ver claramente que não chegou na camada das pessoas com vida bem mais simples (exemplo em mercados locais e banquinhas de rua...). E isto esta acontecendo no mundo inteiro, mas pude ver mais de perto na Ásia (além do próprio Brasil).

 

Você sabia que aproximadamente 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos todo ano? Não tem como não sentir nada sabendo deste número. Você consegue não se preocupar? Eu não!

 

Em função disto, senti vontade de fazer este post para RELEMBRAR que qualquer pequena mudança no nosso dia a dia pode ajudar E MUITO o meio ambiente. Qualquer uma, mesmo aquela mais simples possível. Não precisamos mudar todos nossos hábitos de uma vez só, mas o planeta está literalmente sangrando e fazer opções mais conscientes é praticamente nossa obrigação. A mudança começa em cada um de nós e somos todos parte do mesmo sistema. Nós dependemos da natureza para viver e ela definitivamente está dependendo muito de nós .

 

Além de tudo que tenho feito na minha rotina em casa (vou fazer uma sequência deste post para falar sobre isto), queria deixar aqui 10 dicas MUITO SIMPLES (muito mesmo!) para viajar com um pouquinho mais consciência:


1) Ter um copo eco e evitar copos plásticos. Eu sei muito o copo no avião, em cafés e também para levar lanche! Eu uso do menos1lixo, mas existem várias opções e você pode usar (reutilizar) até mesmo algo que você tenha em casa.
2) Ter uma garrafa e evitar garrafas plásticas em qualquer lugar onde tenha água filtrada disponível, como em hostels e aeroportos. Usei no avião também. Em muitos países da Europa, por exemplo, você pode pegar água da torneira! Então não tem desculpa! hehe Ter uma garrafinha é básico e uma opção sustentável E econômica!
3) Ter talheres reutilizáveis e evitar talheres de plástico. Eu tenho uma colher de madeira que quebra vários galhos. Gosto de ter um canivete também, mas resolvi não levar na última viagem porque não ia despachar a mochila e, provavelmente, iam recolher ele no security dos aeroportos (como já aconteceu outras vezes!). 
4) Levar eco bags para evitar sacolas plásticas em qualquer lugar, seja em supermercados, mercados locais ou lojas! Este item também é básico, como a garrafa....
5) Usar saquinhos de pano na mochila/mala e evitar a necessidade de pegar sacolas plásticas para embalar coisas na mochila. Além de sustentável é uma opção mais empática com os parceiros de quarto de hostel (porque saco plástico faz barulho pra caramba ! hehe)
6) Levar uma marmitinha para evitar lixo desnecessário e não ter perigo de passar fome (algo muito importante pra mim heheh!)! Não levei na última trip por causa de espaço, mas fez falta!
7) Avião não é a opção mais sustentável para viagens (em função da poluição do ar), mas infelizmente dependemos deles na maioria das vezes...então, quando possível, pelo menos optar por companhias aéreas “baixo custo”. Usei a Scoot (Alemã) e a Norwegian (Sueca) nesta última trip pela Ásia e Europa e achei a experiência muito positiva, porque você precisa pagar por tudo dentro da aeronave. Desta forma as pessoas levam sua comida, suas mantinhas, seus fones de ouvidos e evitam muitoooo desperdício de comida e lixo/plástico desnecessário!
8) Dizer SEMPRE não para canudos plásticos! Não levei o meu na última viagem porque canudo não me faz falta quando bebo algo, mas para quem usa muito canudo...vale levar um na mala também!
9) Não deixar lixo na praia e se ver algo na areia que possa cair no mar, CORRE e JUNTA! Lembra que você pode estar salvando uma tartaruga, uma baleia ou qualquer outro animal marinho que possa confundir este lixo com comida!
10) DICA PARA A MULHERADA: Muito mais fácil, prático e sustentável, opte por usar coletor menstrual durante a trip! Fiz esta grande mudança e opção de vida na minha última viagem e é tudo de bom! Fiquei muito feliz por ter conseguido virar esta chave e por não ter que me preocupar com farmácias e emergências de última hora (se é que as mulheres me entendem! heheh)!! 

 

A foto acima é do meu copo menos1lixo em algum dos muitos aeroportos que passei! Meu coração fica extremamente feliz com estes momentos de escolhas mais conscientes, mas queria dizer que não sou nem de perto uma pessoa lixo zero, que não foi (e não é ainda) possível evitar lixo, copos e garrafas de plástico 100% do tempo na minha trip (e na minha vida!), mas tento não focar nos momentos que não rola evitar lixo e sim “VIBRO e ME ORGULHO das minhas atitudes e das muitas mudanças onde já consigo FAZER A DIFERENÇA” (como nesta foto, no meu dia a dia e todas as dicas que mencionei acima..)! Isto me motiva  mais ainda a continuar buscando alternativas mais conscientes.

 

Fica a reflexão: "Se considerarmos que o mundo tem quase 8 bilhões de pessoas, podemos AFIRMAR que SIMMMM, qualquer ação individual vai ter uma baita impacto positivo na preservação do meio ambiente!". O Brasil é o 4º maior produtor de plástico no mundo e recicla apenas 1%. Então imagina se todos os brasileiros e toda população do mundo evitasse pelo menos um copo, uma sacola, um canudo e uma garrafa por dia! É algo que parece pequeno, mas é muito simples e gera um impacto gigantesco no mundo.... Bora começar a dar exemplo?

 

E não esqueçam, "MEIO AMBIENTE É VIDA!!" #bethechange

 

DICAS para quem tiver interesse em se informar um pouquinho mais e ter uma pouco mais de visibilidade do que esta acontecendo:

- Seguir o movimento do @menos1lixo e a @routebrasil no instagram (tem muitos outros, mas considero estes muito legais para começar!)

- Assistir documentários no Netflix: Misson Blue, Oceano de Plásticos e Em busca dos Corais. (tem muitos outros também, mas gosto da mensagem de consciência e alerta destes 3!)

 

 

Compartilhar
Curtir
Please reload

SOBRE A AUTORA

Olá, meu nome é Grazi Inácio, sou empreendedora, gestora de projetos encantada por projetos sociais, viajante, palestrante, quase escritora :), uma apaixonada por viagens, pelo mundo e pelo poder positivo das conexões entre pessoas. Tenho 41 anos, trabalhei por quase 14 anos em uma multinacional coordenando projetos globais na área de tecnologia e trabalhando com pessoas distribuídas por vários países....

SIGA NAS REDES SOCIAIS:
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social

©2017 FOLLOW ME POR AI. Todos os direitos reservados.

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now