1 mudança na sua rotina pela sustentabilidade - topa?

05.06.2019

 

Esta é a semana do meio ambiente e confesso que não consigo tirar da cabeça a reportagem desta semana onde dizia que os coalas estão funcionalmente extintos. Lembro da viagem maravilhosa que fiz para Austrália em 2010, onde pude estar perto destes animais tão lindos e ver um país com uma natureza tão incrível.... Os coalas parecem uns bichos de pelúcia! São especiais! Fiquei refletindo comigo, "pode ser que meus sobrinhos nunca tenham a chance de ver um". E isto simplesmente está acontecendo no mundo e muito mais....A previsão é que os oceanos tenham mais plástico que vida marinha em 2050. Quantos outros animais precisam ser extintos ou morrer com a barriga cheia de plástico para que a gente comece a cuidar da nossa casa, criando um futuro melhor e deixando algo melhor para os pequenos que estão ao nosso redor?

 

Bora começar uma mudança hoje? :) A mudança individual tem muito poder e através das nossas pequenas mudanças podemos sim ajudar o mundo.

 

Resolvi escrever este post para compartilhar coisas que eu tenho feito no meu dia a dia e, quem sabe ( eu espero ), te inspirar a começar o movimento para as pequenas mudanças possíveis na sua rotina...Não precisa mudar tudo, pode ser só uma pequena ação no seu dia e tá tudo bem, mas começar de alguma maneira é um movimento mais do que necessário para cada um de nós. 

 

Aqui vão 20 movimentos, mudanças, histórias, sugestões, insights (a maioria bem simples!) do que você poderia fazer para começar HOJE:

 

1. Gosta de café? já imaginou substituir as cápsulas por café passado em coador de pano? Tem algumas empresas de café que reciclam suas cápsulas, mas a maioria ainda não. As cápsulas demoram anos para se decompor no ambiente, então porque não tomar aquela café bem mais saboroso passado? Eu amo meus coadores de pano e a minha prensa francesa!

 

2. Quer diminuir o custo e impacto com limpeza da casa? Sabia que é possível limpar a casa inteira com vinagre, álcool e sabão? Isto diminui imensamente a quantidade de embalagens plásticas e o seu bolso no final do mês super agradece!

 

3. Estragou algo em casa? Manda arrumar! O meio ambiente não precisa de mais coisas paradas, sem uso e demorando anos para se decompor por ai. Estes tempos meu aspirador e o meu liquidificador estragaram, não pensei duas vezes em mandar arrumar. Me fez um bem enorme economizar e, de certa forma, apoiar a diminuição do consumo desenfreado que vivemos hoje em dia....

 

4. Sabia que tem como substituir o plástico filme? já ouviu falar das embalagens de pano para cobrir pratos e potes (exemplo: @experiencia.mustela)? Tem também uns produtos ecológicos feitos de cera de abelha que são maravilhosos (exemplo: @embaleco). O plástico filme é reciclável, mas na maioria das vezes difícil de reciclar e não tem jeito, vai tudo para o aterro.   

 

5. Para a mulherada: Fiz a mudança para o coletor menstrual, já que os absorventes são rejeitos e não tem como reciclar nada. Eu adorei, achei super prático e você ainda economiza no final das contas. 

 

6. Usa muito cotonete? Eu diminui de forma extrema o uso, mas agora encontrei os que tem aste de madeira (comprei na @pazemgaia)! O cotonete é reciclável e é possível tirar o algodão das pontas e reciclar a aste de plástico, mas sabia que ele é um dos itens mais encontrados nos oceanos? ;( Então bora repensar se precisa mesmo usar tanto ?

 

7. Escova de dente de plástico: Já ouviu falar das escovas de bambo? A escova de dente de plástico é reciclável, mas a questão sempre é....está mesmo sendo reciclada? Senão estará lá no aterro por anos...

 

8. Compra muita comida embalada? Eu evito de todas as formas comprar, mas ainda não consigo evitar os sacos de massa, pães, café e outros... Faz parte! A caixa de ovo por exemplo, eu optei por comprar sempre de papel, mas as vezes ainda compro algumas coisas (ex: tomate cereja!) em caixinhas de plástico e reaproveito elas em casa. Quando estiver no supermercado, vale refletir o quanto de lixo será gerado pelas suas compras....Quando vou em lojas a granel (não são muitas em porto alegre...), tento usar meus vidros e saquinho de pano (uma vez não me deixaram...).

 

9. Copos reutilizáveis: Tenho meu copoEco, copo menos1lixo e meu canudo. Sempre levo um dos copos comigo para qualquer evento que eu sei que possa ter copos plástico. Se por acaso esqueço, eu levo o copo de plástico comigo pra casa depois. :) Coloca um na bolsa ou mochila e bora ser feliz e ajudar o meio ambiente!

 

10. Ecobags: item básico na minha vida, sempre tenho uma comigo em qualquer lugar! Se não tem como evitar a sacolinha plástica, quem sabe você pode pegar menos sacolas no super? Colocar mais coisas dentro de uma só? Isto já ajuda muito!

 

11. Adotei a compostagem urbana e é maravilhoso poder dar um destino mais sustentável para todo o resíduo orgânico que eu gero diariamente na minha casa. Segue a @reciclo e @arco.eco para se informar sobre como adotar o seu baldinho em casa ou fazer gerenciamento de resíduos na sua empresa!

 

12. Adotei também, há muito tempo, o filtro de água em casa e estou sempre com uma garrafinha na bolsa para evitar comprar garrafas de plástico na rua e no super. Claro que não precisa parar de comprar, mas diminuir o consumo e o número de garrafas por ai pelas praias e mares seria incrível! Já pensou nisto?

 

13. Para quem ainda lê jornal de papel, pode usar jornal para os rejeitos, aquele lixo que não é o resíduo orgânico ou o reciclável. Coloca no google que tem vários vídeos que ensinam a fazer saquinho de jornal. :)

 

14. Vou na feira de orgânicos perto de casa sempre que possível, desta forma eu ajudo os produtores locais, como menos agrotóxico e evito muitos sacos/sacolinhas plásticas. Já procurou pelas feiras que acontecem perto da sua casa?

 

15. Sou uma viciada em post it e começou a me incomodar a quantidade de papel que eu colocava fora. Comprei um quadro branco para resolver o problema e diminuir o lixo que eu gerava! Você também é daqueles que adora post it coloridos?

 

16. Consumo e compro muito menos, gosto de doar, trocar, reusar, reformar e fazer energia das coisas fluírem. Gosto da minha relação com chinelos hoje em dia, porque faz um tempo que não compro. Sempre que eles rebentam eu peço para minha irmã que tem coleção de havaianas hehe. O último eu acabei pegando um do meu pai que estava lá parado e era daqueles pretos básicos maravilhosos. Já pensou em reusar e reaproveitar coisas?

 

17. Já dei presentes para amigas do meu "brechó pessoal". Sim, tinha coisas boas em casa e quase não usadas. Então, porque não presentear alguém com estes itens ao invés de comprar um novo?

 

18. Não tenho mais carro e comprei uma bike e um skate. Não é necessário vender seu carro, mas já pensou em usar menos? Dar caronas? Pegar caronas? Andar mais a pé e diminuir o impacto da poluição no meio ambiente? :)

 

19. Virei vegetariana e parei de comer carne há sete meses. Tem me feito bem! Já ouviu falar do movimento de 1 dia sem carne? Isto já gera um super impacto positivo, porque você ajuda a diminuir o consumo num dos setores que mais contribui para os problemas climáticos do meio ambiente hoje em dia....1 diazinho! :)

 

20. Para fechar, faço o que posso dentro da minha realidade e estou tentando, da maneira mais verdadeira e clichê do mundo, ser a mudança que eu quero ser no mundo. E você?

 

O que acha de escolher 1 das opções acima e seguirmos juntos nesta?

 

Compartilhar
Curtir
Please reload

SOBRE A AUTORA

Olá, meu nome é Grazi Inácio, sou empreendedora, gestora de projetos encantada por projetos sociais, viajante, palestrante, quase escritora :), uma apaixonada por viagens, pelo mundo e pelo poder positivo das conexões entre pessoas. Tenho 41 anos, trabalhei por quase 14 anos em uma multinacional coordenando projetos globais na área de tecnologia e trabalhando com pessoas distribuídas por vários países....

SIGA NAS REDES SOCIAIS:
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social

©2017 FOLLOW ME POR AI. Todos os direitos reservados.

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now